Mooc Inctec 2014

Mooc Inctec 2014

Módulo 3- Desenho Universal da Aprendizagem


Questão para estimular a discussão: Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica  predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um

Da minha experiência como aluna, recordo um ensino extremamente uniformizado, com aulas longas e expositivas, em que o professor se limitava a debitar matéria e os alunos ouviam e escreviam. Não havia uma relação de proximidade entre professor/aluno e não existia também a preocupação com as dificuldades de cada um. A diversificação de estratégias não existia.
Relativamente ao questionário VARK, os meus resultados foram:
-Visual : 3
-Aural: 6
-Leitura / Gravação: 1
-Cinestésico: 8

 Integro assim os 60%da população em que a sua forma de aprender é “multymodal”. 


Trabalho
Alternativa 2- planificação de uma atividade

Para este módulo, resolvemos optar pela segunda alternativa proposta, apresentando a planificação de uma atividade para um aluno com dificuldades cognitivas. Procurámos desenvolver uma atividade integradora e inclusiva, pelo que ela é dirigida à turma do aluno tendo sido introduzidas adaptações para que o aluno a possa realizar com o maior grau de autonomia possível. O perfil do aluno está descrito na planificação. Esta atividade não foi desenhada especificamente para este MOOC. Já a tínhamos criado antes, apenas foi adaptada porque o tempo não dá para tudo mas não queremos deixar de continuar a contribuir. Como achámos que era apropriada para o que era solicitado, optámos por introduzir as adaptações necessárias e resolvemos partilhá-la convosco. Aqui fica ela:









Também pode ser visualizada no Slide Share em:




Esta ativiade previa uma apresentação que podem ver aqui:















Sem comentários:

Enviar um comentário